segunda-feira, 30 de julho de 2007

Cidades, Culturas de Meu Coracao

Rio Capibaribe - Fim de tarde depois de uma peixada
Praia de Icarai - Fim de tarde depois da chuva

Resposta a minha amiga Cecilia, sobre o carnaval do proximo ano da Mangueira:

100 ANOS DE FREVO



Poxa minha amiga!

Vc me faz debulhar lagrimas...

Juntar minhas paixoes em um lugar!

Sinto tanta falta de minhas terras, rs, dos meus mares. Das coisas que amo...

Um misto de quente e frio (no Rio nao muito, so no mar), do samba e do frevo, maracatu, chorinho, forroh, coco…

Aqui tudo eh lindo e perfeito, mas nada se compara ao nosso berco, as ruas em que sabemos caminhar sem pensar, naturalmente, pq crescemos caminhando.

Nada se compara a falar a nossa propria lingua, lingua na qual aprendemos a amar e outras vzs ate odiar...

Nada se compara a saber que se vc quiser, vc ta abracando as pessoas que vc ama, que sao cheias de defeitos como os seus, que sabem de sua historia, dos seus sorrisos e das suas lagrimas pq estiveram ao seu lado em muitos desses momentos.

NADA SE COMPARA a poder CANTAR BEM ALTO as musicas que fazem parte de sua historia, cada uma de um momento vivido, sabendo o que cada palavra significa, sabendo qual a emocao que ela traz a seu coracao (como os cegos do castelo).

Minha AMIGA Cica! Quem eh brasileira como eu, pode correr o mundo, viver em muitas terras, mas em nenhum momento minha brasilidade deixara de estar presente.

A Mangueira cantando o FREVO eh tudo de bom. Soh quem ja ferveu pelas ruas de Olinda e Recife sabe o calor bom que o Frevo dah, e quem sente a Mangueira como nos sentimos e nao se envergonha de chorar ao ve-la desfilar, sabe da emocao que estamos falando. A Velha Guarda cheia de dignidade entrando na quadra, Jamelao caminhando emburrado afastando um fa ou outro e depois, aquela bateria explodindo o meu coracao, me explodindo de paixao pelas musicas e letras que falam de nossa terra e de nossa gente.

O que sera de mim nesse carnaval?