sexta-feira, 7 de março de 2008

Tristeza


Estou triste, muito triste hoje.
E não é pq o Flamengo perdeu não. Estou triste por todos nós, pela visão distorcida a respeito da vida que nos foi dada, seja lá por qual Deus acredite ter sido. Estou triste por ler os comentários na notícia sobre Israel no O Globo, triste pelo desintendimento desnecessário na America do Sul, pelo desintendimento entre Espanha e Brasil, pela violência do Rio. O ser humano tá afim de briga mesmo. Um grande dominó do mau foi acionado. Não estamos mais conseguindo conter, parar uma pedrinha apenas para que mais nenhuma caia. As pessoas estão fazendo questão de não ver, de deturpar tudo. As "vítimas" se proliferam, quem conseguir chorar mais alto ganha. Ninguém quer assumir erros, nínguem quer reconstruir nada. Só troca de acusações. Ninguém quer a dúvida, todos querem a razão, a sua própria razão. A mãe terra não vai precisar nos exterminar, estamos nos precipitando a ela. Não acredito no ser humano. Prefiro minhas gatas que sabem exatamente qual o melhor momento p brincar, pedir carinho, se aquietar.

Eu amo Israel.
Choro por tudo o que o mundo faz questão de não enxergar. Israel é o único país do oriente médio com leis democráticas e governo. Todas as religiões convivem, gente de todo mundo tbm. Não morrem mais israelenses por estarem preparados para ataques todo o tempo. Israel cresceu sob pressão. Judeus não tiraram terras de ninguém, quem mandava lá eram os ingleses... No dia seguinte a formação do estado de Israel, todos os países árabes entraram em guerra contra Israel (impedindo a formação do estado palestino), inclusive expulsando judeus que viviam em seus territórios há muitas gerações, sem direito a nada, roupa do corpo e o que tivesse espaço na bolsa. Quantas vzs os judeus foram refugiados? Em quantos lugares diferentes? Em quantas épocas? Por que se misturariam aos seus inimigos? Por que abandonariam seus custumes? Sim. Houve época. Cristãos novos ou a fogueira...
Mas em todos as épocas as mangas são arregaçadas para recomeçar novamente.
Os palestinos estão como refugiados há quanto tempo? Por que seus irmãos que os usam como álibi não absorveram aquele pequeno grupo -hoje um país - no pós guerra? Por que ser vítima e estar tacando pedra e ensinando o ódio é tão importante a ponto de escolherem não viver? Em nome do que? Palestinos são os que viviam na palestina, lá haviam muçulmanos, cristãos e judeus. E viviam juntos, cada um com sua religião. Israel é um PAíS, não um habitat de judeus apenas.

Muitos dizem que não se misturam, que mantem tradições em qualquer lugar q estejam como se isso fosse terrível. O católico em qualquer lugar do mundo não come carne na sexta da paixão e vai a missa aos domingos. O Muçulmano em qualquer lugar do mundo se ajoelha em direção a meca p sua oração. Por que deveriam os judeus abrirem mão de suas tradições?

Sei tbm que cada qual tem suas razões e que nem todo judeu é bonzinho e nem todo muçulmano é terrorista. Mas a minha paixão...

Precisava escrever antes de dormir.

Como preciso escrever tbm que espanhois são preconceituosos. Desde q os ouvi fazendo barulhinhos de macacos nas arquibancadas quando jogadores negros pegavam na bola, parei com eles.

Nenhum comentário: